Problema de NAT3 para NAT2 no Playstation PS3 [OK]


Novo brinquedo: PS3

Novo brinquedo: PS3

Recentemente comprei um Sony Playstation 3 (PS3), um brinquedinho caro, mas que garante a alegria de quem gosta e aprecia bons jogos como eu.

Depois de ligar o video-game na TV, fiz as configurações iniciais (data/hora, usuário, etc) e comecei a brincadeira. Como uma coisa que já fazia no meu Nintendo Wii, é concetar na internet para baixar demos, atualizações e jogar online (joguei muito PES2010 e Fifa World Cup 2010).

Pois bem, fui nas configurações de rede e fiz minha conexão normalmente (como faço com qualquer dispositvo novo). Configurado via wirelless (wi-fi) e conectou beleza (deu uma mensagem que estava em NAT3, mas não dei muita importância na hora). Consegui baixar demos, acessar a net, atualizar firmware… mas eis que chega a hora de jogar Red Dead Redemption no mudo multiplayer online (meus amigos estão com um bando nesse game e o negócio tá pegando!): Eis que ao iniciar o modo multiplayer, ele me alertou que minha conexão estava em NAT3 e que poderia causar problemas com outros jogadores (e de fato a própria Sony alerta para isso no manual do produto).

Detalhes: minha rede é ADSL de 2mbps, com modem D-Link 500G e distribuindo internamente com um roteador Wirelles D-Link 524. O modem está configurado de forma a atuar como roteador.

Dei umas pesquisadas, e muito do que achei era que precisaria liberar as portas TCP 80, 443 e5223 e UDP 3478, 3479 e 3658 (sendo que as duas primeiras TCP já são liberadas por default, senão não navegava na internet, claro!). Fiz a liberação nas regras do modem para estas portas para o IP do PS3, boot e nada de funcionar. O maldito NAT3 apresentando meu insucesso. Liberei as portas no IP Filter e tudo mais que fosse possível e nada de funcionar.

Vi que muita gente sofreu com este problema, e alguns tiveram que mudar de roteador ou de modem, outras simplesmente desistiram. Decidi então fazer o último teste: deixar meu modem em modo bridge (ou seja, ele não seria mais o roteador da minha rede) e deixar somente o roteador wirelles como router da rede e fazer todas as regras nele. Pois estava suspeitando que esse modem por ser antigo e não suportar uPnP e as regras de DMZ não estarem correspondendo às necessidades.

Fiz um backup das configurações dois equipamentos, resetei o modem D-Link 500G (3x no botão reset próprio dele). Ficou com a configuração de fábrica (IP 10.1.1.1 e senha padrão). Fiz a configuração da operadora, mas deixei ele em modo bridge (que é o seu default). Fiz uma conexão de teste a partir de um notebook conectado nele (via PPPoe) e funcionou (alterei as senhas e fiz minhas configurações de segurança, etc).

Depois passei para meu AP (D-Link 524), na parte da wirelles já estava tudo configurado e 100%, fui na WAN e alterei para ele autenticar via PPPoe (para evitar de ter que cada dispositivo da rede fazer sua conexão separada e ter que autenticar), assim o AP autenticar na rede ADSL e faz o roteamento e NAT entre a internet e minha rede internet (além que que neste modelo o DMZ e regras funcionaram como desejado).

Foi fazer as regras de IP e portas para o PS3, aplicar tudo e realizar novo teste e …. milagre: O PS3 ficou em modo NAT2. Conectei na internet, fiz uns testes de download, joguei um pouco online e tudo 100%.

Uialá - PS3 rodando em NAT2.. enfim!

Uialá - PS3 rodando em NAT2.. enfim!

Agora é só adentrar no bando dos cangaceiros e detonar!

NAT

NAT

Para quem não sabe: NAT é um protocolo das redes TCP/IP responsável pela tradução de nomes entre redes e IPs internos, ajudando no trabalho dos roteadores e firewallspara distribuir o tráfego de da internet com a rede interna. Para mais informações, clique aqui ou leia a RFC tradicional do NAT.

Será que você tem algo a dizer sobre este post? Porque não deixa um comentário e continuar a conversa, ou assinar o nosso feed e receber nossos artigos em seu leitor de feed/RSS.

Comentários

cara vc botou pra fuder,eu estava com o mesmo problema e nada
tenho os mesmos equipamnetos que os seus e foi só ler esse tuto e parti para o abraço.vc é o cara

[...] Seguia os passos da página do TechTudo , mas não adiantava no fim. Só consegui quando li um texto de um cara que tinha os mesmos equipamentos que eu. Precisei acessar o modem pelo browser e [...]

[...] Seguia os passos da página do TechTudo , mas não adiantava no fim. Só consegui quando li um texto de um cara que tinha os mesmos equipamentos que eu. Precisei acessar o modem pelo browser e [...]

[...] Seguia os passos da página do TechTudo , mas não adiantava no fim. Só consegui quando li um texto de um cara que tinha os mesmos equipamentos que eu. Precisei acessar o modem pelo browser e [...]

VALEU IRMÃO VC É BRASILEIRO NÃO DESISTE NUMCA.

COM ESSA CONFIGURAÇÃO CONSEGUIR COLOCAR O NAT 3 PARA NAT 2.

PARABÉNS E MUITO OBRIGADO POR POSTAR SUA EXPERIÊNCIA AQUI.

Deixe um comentário

(obrigatório)

(obrigatório)